Alavanque sua carreira: participe de congressos, eventos acadêmicos e científicos

Você já pensou que para otimizar os seus negócios também é preciso programar a participação em eventos científicos ou mesmo acadêmicos? Participar de encontros e reuniões com clientes e fornecedores pode não ser mais a única motivação para você planejar uma viagem de negócios.

Não é por acaso que o chamado turismo de eventos cresce tanto no Brasil. Ele é movimentado por diferentes interesses:  enriquecimento técnico, cientifico ou profissional, além do cultural. O segmento inclui ainda o consumo e entretenimento e vem ganhando segmentações já bem organizadas como o turismo de congresso e o turismo de convenção. E o resultado? O crescimento significativo no número de pessoas que viajam exclusivamente por interesses profissionais.

Mesmo com a tendência de alguns eventos serem realizados de modo remoto, por meio do acesso a plataformas online que permitem conexão por videoconferência, a participação presencial em eventos da sua área de conhecimento faz toda a diferença. Neles, você pode conhecer de perto o lançamento de novos produtos, serviços e soluções que nem sempre são revelados com tanta riqueza de detalhes no meio virtual.

E tem muito mais! Participar de um evento em sua área de conhecimento traz inúmeras oportunidades de crescimento, seja você um profissional liberal ou empresário. Veja as vantagens:

  • Networking – Ao participar em eventos acadêmicos e científicos, você conhece profissionais que atuam na sua área de várias regiões do Brasil e, dependendo do porte do evento, até o exterior. Isso permite ampliar a sua rede de contatos, o que contribuirá para aumentar a sua visibilidade no mercado. 
  • Atualização profissional – Na correria do dia a dia é normal que nem sempre seja possível ficar por dentro das últimas novidades do mercado. Mesmo com tanta facilidade de acesso à informação como nos dias de hoje, outras atividades ganham prioridade na agenda e a atualização acaba ficando em segundo plano ou ocorre sem muito aprofundamento. Por isso, ao participar de um evento acadêmico e científico você volta toda a sua atenção para conhecer o que há de novo na sua área (afinal, você está investindo dinheiro, tempo e disposição para marcar presença). Assim, poderá dar um up na sua trajetória profissional, agregando os conhecimentos adquiridos para desenvolver novos projetos e iniciativas. 
  • Novos negócios – O contato direto com outros profissionais e os debates proporcionados sobre as tendências de mercado durante esse tipo de evento torna o ambiente propício para o surgimento de parcerias e novos negócios. Quem sabe você até pode ser convidado para ser um dos palestrantes ou expositores da próxima edição? Fique de olho nas possibilidades. 

Confira as características dos principais tipos de eventos acadêmicos e científicos 

Congresso – Reunião ou encontro de pesquisadores e/ou profissionais com interesse em pesquisa acadêmica com vistas à apresentação de resultados de pesquisa em andamento, de desenvolvimentos em uma dada linha de pesquisa ou estado da arte em um dado campo ou tópico de interesse. Pode incluir várias atividades, tais como mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, minicursos, entre outras. 

Simpósio – Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica em torno de um assunto específico com vistas a agregar resultados e considerações de modo a promover avanço no sentido de sua clarificação. Pesquisadores convidados apresentam suas considerações e/ou resultados sobre o tema, para debate amplo com um público com interesses comuns. 

Encontro – Reunião de iniciativa de determinada comunidade científica na qual pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e de graduação ou outros profissionais têm a possibilidade de apresentar seus resultados de pesquisa e relatos de experiências em determinada área ou tema para colocá-los em debate, com vistas a qualificá-los e validá-los. Nos encontros também pode haver atividades, tais como mesas-redondas, conferências, palestras, painéis, minicursos, entre outras atividades de atualização e divulgação com vistas ao avanço da área, bem como debates sobre temas relevantes e atuais no âmbito da área. 

Colóquio – Evento de menor porte do que um encontro, com vistas a intensificar o diálogo de pesquisadores, alunos e/ou profissionais em torno de um tópico ou questão específica, de modo a promover avanço no entendimento deste ou gerar questões a serem investigadas como continuidade. 

Workshop – Reunião de pesquisadores e/ou técnicos que dão apoio à pesquisa, em torno do desenvolvimento de técnicas, metodologias ou práticas que sejam úteis à condução de pesquisa em determinado campo. O workshop pode ser conduzido por um pesquisador/profissional ou sua condução pode ser compartilhada em função de seus objetivos específicos. 

Reunião – Reunião de pesquisadores, podendo ser estendida a profissionais vinculados à atividade científica e aos alunos, para a apresentação e discussão de assuntos pertinentes à atividade científica/acadêmica ou à gestão em ciência. 

Seminário – Reunião de um grupo de estudos/pesquisa em torno de um tópico exposto oralmente por um ou mais dos participantes, usualmente relativo à pesquisa em andamento a ser discutida pelos participantes. 

Painel – Exposição de visões, abordagens relativas a um tema por um pequeno número de especialistas. Usualmente, uma das atividades programadas em congressos. 

Fórum – Tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é envolver a efetiva participação de um público interessado para o tratamento de questões relevantes sobre desenvolvimento científico, ações sociais em benefício de grupos específicos ou da humanidade em geral. 

Conferência – Apresentação pública ou preleção sobre tema (assunto técnico, artístico, científico ou literário) de interesse de uma comunidade por parte de pesquisador/profissional/ especialista com notoriedade na área em que atua. 

Palestras e Ciclo de Palestras – Sequência de apresentações públicas sobre determinado tema de interesse oriunda de iniciativas da parte de instituições científicas/educacionais ou profissionais para as quais a apresentação do produto da pesquisa acadêmica seja relevante, ou oriunda de redes de cooperação nacionais ou internacionais. 

Jornada – Encontro curto (de um dia de duração), usualmente organizados por grupos de pesquisa, de âmbito regional ou local, para discutir assuntos de interesse do grupo. As conclusões podem definir linhas norteadoras para trabalho futuro. 

Feira (ou Mostra) – Exposição pública de trabalhos, materiais e outros produtos decorrentes de atividade acadêmica (científica, literária, artística).

Fonte: Capes/MEC

Como selecionar o evento certo e preparar sua viagem

 Para ficar por dentro dos principais eventos acadêmicos e científicos e organizar a sua viagem para participar de um de seu interesse, consulte sites de universidades, órgãos e centros de pesquisa ligados à sua área de atuação. Nos sites de busca você encontra ainda sites especializados em listar os principais eventos, nacionais e internacionais, que serão realizados no Brasil.

Na hora de fazer a inscrição, leia toda a descrição, especialmente a programação, e confira os horários e regras de participação e acesso. Caso queira participar do evento como palestrante ou expositor, verifique se ainda é possível se inscrever e veja os critérios de seleção de palestrantes e expositores. Fique também atento aos prazos para inscrições e formas de pagamento.

Lembre-se que muitos eventos acadêmicos e científicos atraem participantes de todo o país e do mundo, por isso, quanto mais rápido fizer suas reservas, melhores serão as opções de escolha de voo e hotel, e também de negociação de valores. A BMF Travel está à sua disposição para organizar a sua próxima viagem de negócios. Conte com um time especializado para selecionar o melhor custo-benefício para sua viagem a um congresso, evento acadêmico ou científico!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *