Documentos

Viajar com dinheiro em espécie pode exigir declaração

Em viagens pelo Brasil, a carteira nacional de habilitação é suficiente para ser identificado em qualquer lugar. No entanto, no exterior, é preciso mais do que uma CNH internacional. Em determinados países, o passaporte é essencial para não ter complicações com as autoridades. Outro cuidado é quanto ao visto. Os Estados Unidos, por exemplo, exigem visto de entrada. Portanto, é preciso recorrer à embaixada americana no Brasil para solicitar o carimbo no passaporte. Por fim, fique atento ao seu passaporte. O documento brasileiro é muito valorizado por golpistas no exterior.

• Providencie seu passaporte com pelo menos um mês de antecedência.
• Verifique o prazo de validade do passaporte e dos vistos.
• Ao receber passagens, confira os dados e serviços solicitados.
• Leve sempre uma cópia de seu passaporte.
• Leve carteira de motorista internacional: mesmo que não pretenda alugar carro, você pode precisar dela.
• Alguns países exigem vacina contra febre amarela. Verifique essa e outras possíveis exigências junto à representação do país estrangeiro no Brasil que você irá visitar.

Com seu passaporte, brasileiros poderão solicitar, sempre que necessário, assistência consular à rede de Embaixadas e Consulados do Brasil em outros países (clique aqui para informações sobre a Rede Consular brasileira).
Por essas razões, nacionais devem ter muita atenção com seu documento de viagem brasileiro, e solicitar sua renovação após expiração do prazo de validade. O passaporte brasileiro tem 10 anos de validade. Conta, ainda, com algumas características que lhe conferem segurança adicional, como um novo padrão de criptografia e novas marcas-d’água.

Solicite a emissão do passaporte. Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, acesse a página Documentação do site da Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *